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Um novo perfil consumidor

Atrair novos clientes e fidelizar os atuais em prol de um crescimento sustentável é o objetivo de toda e qualquer empresa, independentemente do segmento de atuação ou do porte do negócio. Isso porque é necessário obter novos consumidores para aumentar o faturamento, arcar com os custos de produção e operação, bem como ampliar a lucratividade. Somente assim é possível ter sucesso com sua empresa.

Diante a isso, torna-se fundamental a definição de estratégias de marketing e a aplicação de ações para conquistar esse objetivo. Porém, os custos com anúncios em jornais, revistas e propagandas televisivas inviabilizam grandes ações pelas PMEs (Pequenas e Médias Empresas). Já as ações promocionais mais acessíveis, como panfletagem, outdoors, busdoors, dentre outras, têm se tornado obsoletas, visto que causam poluição – mesmo que visual – , gerando uma imagem inversa no público que se pretende atingir.

Além da questão financeira, a dificuldade em atingir um perfil de público altamente segmentado, a complexidade na mensuração dos resultados, os ajustes das campanhas e o desafio de avaliar o retorno concreto sobre o investimento fazem com que empresários reduzam a verba destinada ao marketing e a direcionem para contatos ativos através de ligações realizadas pelo setor comercial e até mesmo à compra de lista de e-mails para envio de propagandas.

Apesar de manter uma cartela ativa de clientes, essas ações mais invasivas – ligações e propagandas via e-mails – geram, em uma parcela desses potenciais consumidores, um efeito contrário, resultando na repulsa por determinadas marcas, produtos ou serviços.

Um novo perfil consumidor

Com os avanços tecnológicos e acessibilidade da internet, um novo perfil consumidor vem ganhando destaque com o passar dos anos. A vasta quantidade de informações encontradas na internet tem deixado os clientes cada vez mais exigentes. Eles não aceitam, acreditam ou “engolem” qualquer tipo de propaganda ou ação promocional que sua empresa faça.

Também não são favoráveis às empresas que os incomodam tentando vender algo que não está de acordo com seus valores e princípios, que não tenha utilidade ou relevância. Descartam com facilidade contatos genéricos ou não agendados.

Antes de finalizar um negócio, este consumidor pesquisa por referências – seja do produto ou serviço, da marca ou empresa que o comercializa, bem como da experiência de outros consumidores -, buscando respaldo através de informações na internet e em sua rede de contatos. Em muitos casos, até mesmo através de plataformas sociais online, que têm contribuído para um contato mais ativo entre amigos e conhecidos diante a correria diária.

Por isso, sua empresa precisa se adequar a esta nova realidade para construir um relacionamento verdadeiro e duradouro com seus clientes e, consequentemente, conseguir um crescimento mais expressivo.

O Marketing Digital

O Marketing Digital vem se estabelecendo como uma excelente ferramenta para a consolidação de marcas e para o aumento das vendas (um ótimo exemplo disso é a campanha 2020, da Coca-Cola). Com ele, as campanhas são melhor segmentadas, os resultados mais facilmente mensuráveis, os custos mais acessíveis e os investimentos melhor adequados à realidade dos negócios, o que possibilita às PMEs um investimento mais certeiro.

As empresas que já se atentaram ao novo perfil comportamental dos consumidores, ao maior poder de decisão que eles alcançaram através do conhecimento facilmente encontrado na web e à força do marketing digital para o crescimento dos negócios saem na frente. Elas desenvolvem campanhas direcionadas, de grande alcance e adequadas à realidade dos clientes que possuem e que almejam. Muitas empresas já estão investindo. A sua também precisa entrar nesta onda!

Você já atende ao novo perfil consumidor?

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