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Será que o Link Building vai morrer?

Link Building é o trabalho para conseguir links de determinado site ou blog, com o objetivo de criar mais relevância na Web e nos mecanismos de busca. Uma vez que um dos principais critérios dos mecanismos de busca para um site estar bem posicionado são os links que ele recebe, fazer um bom link building é crucial numa estratégia de SEO.

Fala-se muito que nos últimos tempos o Google tem reduzido a ênfase nos links para o posicionamento de um site. Na verdade, segundo especialistas, o que o Google tem feito é melhorar a sua maneira de avaliar a qualidade de um link.

Link Building link building Será que o Link Building vai morrer? Link Building

Por que link building é tão importante

O Google avalia a reputação e autoridade de um site ou blog pelos links que ele recebe. Podemos dizer que bons links são o motor do SEO. Links são fundamentais porque, na Internet, a relação entre sites e blogs se dá através de links de um página para outra, de um site/blog para outro.

Desta maneira, quando uma página tem um link ela diz que a outra é confiável. Links funcionam como “votos” ou “pontos” de páginas que elegem outras páginas, outros conteúdos: fazer um link é como dizer a seus visitantes que eles devem visitar a outra página.

Como o Google avalia o link building

Para avaliar o link de uma página à outra, o Google leva diversos fatores em conta, mas os principais são:

  • o contexto em que o link aparece;
  • o texto que aparece no link e
  • se o link é dofollow ou nofollow.

Se, por exemplo, algum site ou blog muito relevante no setor de educação linkar outra página com a âncora “curso de inglês”, é meio caminho andado para que a página linkada fique bem posicionada para a palavra-chave em questão. Mas se este mesmo link tiver a tag rel=“nofollow” não fará a mínima diferença no algoritmo do Google, embora possa trazer a visita de pessoas que visualizavam aquela página, o que não deixa de ser importante.

Link building de qualidade

Há diversas maneiras de se conseguir links, mas é preciso tomar muito cuidado porque links ruins, irrelevantes, podem, em vez de fazer um site ficar bem posicionado, causar o efeito contrário e acontecer mesmo de ele ser banido do Google.

Bons links são aqueles links “naturais”, relevantes tanto para quem linka quanto para quem é linkado. Além disso, vale acrescentar que os melhores links são os mais difíceis de conseguir.

Tenha sempre um bom conteúdo

Para fazer link building, antes de tudo procure publicar bom conteúdo em seu site ou blog, porque esta é a melhor maneira de ser linkado (aliás, sem bom conteúdo seu site  ou blog nunca ficará bem posicionado no Google).

Quando um artigo relevante é publicado, outros sites e blogs tendem a querer dar sua opinião e, com isso, fazem referência à sua página com um link.

Quando seu produto é relevante, blogs especializados poderão fazer o review, falar de seu produto e recomendá-lo com um link a outros usuários.

Prospecção ativa de link building

É possível, também, fazer prospecção ativa de links. Isso se assemelha à assessoria de imprensa, que produz releases e vive caçando sites, blogs e páginas que poderiam criar links para seu site.

Quando se faz link building, não há uma receita de bolo e o principal segredo é conseguir sempre links bons e relevantes, conseguir os links que seus concorrentes já possuem (ou equivalentes) e, principalmente, links que seus concorrentes jamais poderiam conseguir.

O link building é seu aliado?

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