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O que é Marketing Multicanal

O Marketing Multicanal está se tornando uma necessidade premente, tal é o crescimento do número de canais disponíveis para comunicar. Estamos numa era em que vivemos praticamente online.

Quantas vezes costuma usar o seu o telefone fixo de casa? Quando foi a última vez que leu a publicidade amarrotada no seu e-mail antes de excluir? Agora pense na frequência com que consulta o seu e-mail. Já imaginou andar o dia todo sem celular? E quantas horas passa no Facebook, Twitter ou LinkedIn?

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Há alguns anos, a televisão e o marketing direto eram os canais de marketing outbound privilegiados, enquanto que o marketing inbound se limitava aos call centers e as lojas. Mas a Internet mudou tudo isso. Mudou hábitos. Mudou comportamentos. É difícil conjugar verbos como comer, trabalhar, ler, pagar, recrutar e socializar sem ela. Mudou para sempre a forma como se compram e vendem produtos e serviços.

Agora, os consumidores possuem mais opções e expectativas. Querem tudo o que agrada no momento em que agrada. E as marcas têm de acompanhar esta evolução. Não só usam mais as novas tecnologias, como o fazem ao mesmo tempo:

Email, celular e redes sociais praticamente em simultâneo. Estamos cientes de que os marketeers recolhem os dados para saberem quando seus clientes estão online, onde clicam, o que compram e muito mais. E, no fundo, os consumidores esperam que estes dados os ajudem a disponibilizar tudo o que precisam, pois não querem mais telefonemas de call centers!

Mas, hoje em dia, não basta enviar a mensagem certa, às pessoas certas e no timing mais adequado. É preciso fazer-lhes chegar essa informação através dos canais mais adequados! E com o crescimento exponencial de novas tecnologias e aplicações, os clientes esperam encontrar informação relevante não só no e-mail mas também no celular e na rede social favorita (ou em qualquer outro canal que decidem utilizar).

Os marketeers têm agora de prever o maior número de interações possíveis, pois já não mandam nas regras do jogo. A utilização e integração dos novos canais de marketing faz-se online com base nas nossas preferências e comportamentos.

Quer um exemplo? Imagine que você está de férias no Algarve mas vive no Brasil. Um dia, vê no seu e-mail uma newsletter sobre o jogo que a seleção portuguesa vai ter no Estádio do Algarve. Uns minutos depois de ler, o Cristiano Ronaldo telefona a convidá-lo pessoalmente para o jogo!

Como é que isso aconteceu? Simples: foi configurado o envio automático de uma chamada telefônica com uma mensagem de Ronaldo apenas para as pessoas que estão no Algarve quando abriram a newsletter sobre o jogo!

Este exemplo, apresentado pela plataforma de marketing multicanal E-goi, é uma excelente indicação do tipo de comunicação integrada que as empresas e marcas já estão utilizando para se relacionarem. Afinal, agora é o consumidor que dita as regras do jogo!

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