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O que é marketing de conteúdo e o que ele pode fazer por você

Conteúdo é um termo amplo que se refere a tudo o que é criado e transferido para um site: textos, imagens, ferramentas e outros elementos que ali residem. Todas as páginas de seu site, portanto, são conteúdo: a página inicial, a página Sobre a Empresa, a página de Perguntas Frequentes, as páginas com informações dos produtos, e assim por diante. Tudo o que você cria como parte dessas páginas ou como parte do seu marketing de conteúdo (seus vídeos, blogs, fotografias, webinários, white papers, e-books, podcasts, e assim por diante) é conteúdo também. Finalmente, tudo aquilo que você publica em locais fora de seu próprio site (sua página no Facebook, seus contatos no Twitter, seu perfil no Google+, por exemplo) são formas de conteúdo.

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Obviamente, você não precisa publicar em todos esses canais para ter uma presença online notável. Seu conteúdo online pode assumir infinitas formas, dependendo de diversos fatores: as necessidades e preferências do seu público, a especialidade e a marca de sua empresa, além do tempo, talento e orçamento disponível.

Encha seu conteúdo web de energia

Você pode usar os conceitos apresentados nos artigos publicados aqui no blog para encher seu conteúdo web de energia, vitalidade, objetivo e valor. Mas o blog mantém um foco específico em como criar e compartilhar informações relevantes e valiosas, que atraiam as pessoas até você e desenvolvam confiança, credibilidade e autoridade (entre outras coisas) para seus negócios e, finalmente, transformem visitantes e curiosos em compradores.

Esse é exatamente o objetivo de criar um conteúdo excelente: transformar curiosos em compradores e clientes em clientes fiéis ou (melhor ainda) fãs fanáticos, embaixadores e divulgadores. Você pode fazer isso aprofundando sua relação com eles, ao longo do tempo, criando repetida e consistentemente um conteúdo com o qual eles se preocupem e queiram compartilhar livremente com seus amigos e colegas, e encorajando-os a se comprometerem com você e assinarem o que publica (como uma newsletter enviada por e-mail, ou um webinário) ou baixarem um e-book.

Vence aquele que tem o conteúdo mais atraente

Aquele que tem o conteúdo mais atraente, vence, pois o contato frequente e regular constrói uma relação, que oferece diversas oportunidades para conversão, a propaganda é um luxo, mas o conteúdo é a sobrevivência. Se feito de maneira correta, o conteúdo que você cria posicionará sua empresa não apenas como vendedora de artigos, mas com uma fonte confiável de informação.

Ao contrário de outros tipos de marketing, o marketing de conteúdo “não tem data de validade”, o que você online poderá ser buscado indefinidamente. Ele gera tráfego na web (através de buscas e conexões com mídias sociais) e ajuda a excluir impedimentos de compra em todos os dias de todos os meses. Seus clientes em potencial têm dúvidas sobre sua empresa, seus produtos, seus serviços, seus concorrentes. Criar e divulgar conteúdo inteligente e otimizado que tire estas dúvidas de forma sucinta é a linha mais direta para vendas e lealdade.

Especificamente, criar conteúdo como pedra angular de seu marketing de conteúdo pode:

  • Atrair clientes.
  • Informar seus compradores sobre uma compra que eles estejam considerando realizar.
  • Superar a resistência ou rejeição.
  • Estabelecer sua credibilidade, confiança e autoridade no seu nicho de mercado.
  • Contar sua história.
  • Gerar comentários nas redes sociais.
  • Construir uma base de fãs e inspirar os clientes a adorarem você.
  • Inspirar compras por impulso.

Parece estranho referir-se ao seu marketing de conteúdo como inspirador, verossímil ou digno de confiança, ou contando uma boa história? Parece radical demais? Faz com que você se sinta cético e nervoso ao mesmo tempo? Se sim, por quê?

Talvez estes descritores sejam aplicados com mais frequência em outros âmbitos (à sua revista ou jornal preferido, ou talvez até a um amigo) em vez do marketing. Mas por que não levar seu marketing de conteúdo a outro nível? Por que não agregar valor? Por que não fornecer aos seus clientes um fluxo contínuo de conteúdo de alto nível?

Em outras palavras, crie algo fantástico! Em seguida, use o que você criou como base para conversas inteligentes para atrair seus clientes. Veja seu conteúdo como além do óbvio: com algo além de palavras e imagens em uma página, como uma extensão de sua marca. Assim como uma pessoa é mais do que carne, osso, cabelos e dentes, um bom conteúdo também é mais do que textos, gráficos e vídeos. Ele é uma incorporação de sua marca. Ele é criado para inspirar as pessoas a lerem mais, ou verem mais, ou conhecerem e amarem um pouco mais a sua empresa. Um bom conteúdo pode rapidamente se transformar na alma de sua marca no mundo online.

O poder do conteúdo

O conteúdo da web permite que seus visitantes sejam envolvidos: permite que eles comentem, compartilhem, comprometam-se e cliquem aqui. O conteúdo online ao mesmo tempo convida e exige que seus participantes se comprometam, se envolvam e sejam ativos, sempre caminhando para frente. As mídias antigas, como a TV e outros meios de difusão, apenas demandam que sentemos e assistamos passivamente.

O conteúdo orienta as conversas. As conversas atraem os clientes. Atrair os clientes é o único modo de sua empresa sobreviver e prosperar neste mundo social. Em outras palavras, o conteúdo online é um poderoso aditivo para seus negócios, com capacidade de despertar o interesse, aumentar o comprometimento e ser um convite à conexão. É aí que as coisas ficam interessantes.

Você já aplica essas técnicas na sua produção de conteúdo? Quais são os seus resultados?

Gostou desse artigo? Então compartilhe com mais pessoas e não esqueça de deixar seu comentário. Até mais!
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