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Marketing de conteúdo e sua importância no Marketing Digital

Neste artigo escrevo sobre estratégias importantes que atraem multidões, possibilitando a alavancagem nas suas vendas, dando um up na autoestima da sua autoridade, você empreendedor digital, precisa saber disso…

Esse processo grandioso no marketing digital, às vezes é ignorado pelos empreendedores e os mesmos deixam de fazer com que seu negócio flua de maneira crescente e sólida, essa estratégia é simplesmente algo que hoje funciona a todo vapor e não trabalhar com isso, é o mesmo que jogar dinheiro no lixo, você faz isso?

Marketing Digital Marketing Digital Marketing de conteúdo e sua importância no Marketing Digital Marketing Digital

Itens básicos para ter um negócio digital

Parece brincadeira o que eu irei escrever, mas esses são apenas os itens básicos para o sucesso de um negócio digital:

  • Ter um produto ou serviço para oferecer a um público-alvo;
  • Ter um local para hospedar o seu produto;
  • Ter pessoas que querem comprar;
  • Ter uma forma de pagamento, podendo ser um pagamento digital, existe muitas empresas que oferecem esse serviço, como por exemplo: Hotmart, Pagseguro, Paypal, Bcash, entre outras.

Tendo isso em mãos o resto é estratégia de marketing digital

Uma das estratégias simples é a utilização de uma ferramenta que vem crescendo no Brasil, o blog, muitos profissionais do Marketing Digital dizem que você não precisa de um blog para ter sucesso na internet, eu discordo em partes, acho que o blog é mais uma ferramenta útil para publicação de conteúdo, servindo como centralizador, ou seja, você pode e deve utilizar outras ferramentas como facebook, twittergoogle +, youtubepinterest, entre outras, para alcançar uma audiência maior, porém, sempre que for possível conduza o espectador para o seu blog, pois nele você tem total controle e poderá tomar qualquer ação desejada, sendo que nas ferramentas citadas acima você não tem total controle, elas não são de sua propriedade, não são suas, e se um dia elas acabarem? Ou mudarem as regras? Com o blog você poderá publicar conteúdo de interesse do seu público alvo, publicar conteúdo relevante relacionado ao seu nicho de mercado, criar autoridade. Você deve publicar soluções para o seu público, resolver problemas, dar dicas, é isso que atrai pessoas.

Palavras Chave (keywords)

Você já deve ter ouvido falar desse termo e posso lhe garantir que ainda funciona, essa é outra estratégia muito usada no marketing digital, para usar palavras chave no conteúdo em forma de texto, é importante fazer uma pesquisa sobre as palavras chave do conteúdo que você pretende publicar e saber se existe grande interesse naquele determinado assunto, publicar apenas o que você acha que deve publicar não é uma boa estratégia, é importante saber se o seu público está em busca do que você quer escrever. Certo?

Você poderá pesquisar por palavras chave no Google Adwords e utilizar essas palavras no seu artigo ou texto, até mesmo no título do artigo (sempre utilize palavras chave nos títulos dos seus artigos e complemente com outras palavras se for o caso), digamos que você fez uma pesquisa no Google Adwords e encontrou o resultado de mais de 30 mil pesquisas por mês para a palavra chave “como aumentar tráfego”, essas palavras já podem fazer parte do título do seu artigo, se seu nicho de mercado for o de marketing digital.

Exemplo: Vamos tomar como exemplo um blog sobre mecânica e digamos que o público para esse nicho não se interessa pelo assunto “como trocar pneus”, porque então vou “perder meu tempo” escrevendo um ótimo artigo sobre esse assunto e postar no meu blog? Poderia dedicar esse tempo para escrever um artigo que o público realmente está procurando, isso sim é uma estratégia correta.

A organização do seu conteúdo

Agora que você sabe como publicar um conteúdo estratégico, você precisa saber como organizar tudo isso, os motores de busca gostam da organização encontrada nos blogs, se você não tem ideia de como organizar o seu conteúdo, pesquise, acesse os blogs do mesmo nicho que você está atuando, de uma boa olhada na organização do conteúdo apresentada no blog e tente aplicar no seu (sem plagiar é claro).

Você deve separar os seus conteúdos por categorias, mantendo no mínimo 5 artigos para cada categoria, disponibilize o acesso as categorias em seu blog e de preferência no topo.

Se você está, por exemplo, atuando no nicho de mecânica de automóveis, poderá organizar as seguintes categorias como no formato abaixo:

Exemplo:

  • Motores: Como regular o motor do seu carro, como completar a água do radiador, Como limpar as velas e etc.
  • Documentação: Como licenciar o seu carro, IPVA saiba o que fazer e etc.
  • Balanceamento: Tudo sobre balanceamento, alinhamento do seu carro e etc.

Esses são alguns exemplos de organização de conteúdo para um blog e isso já é algo que deve estar na mente de quem quer ser um publicador de conteúdo (organização). Eu não recomendo criar subcategorias a não ser que seu nicho tenha muitos itens.

Uma dica para que os motores de busca como o Google encontrem todos os seus artigos é colocando um link de cada artigo dentro do outro, relacionado a palavras chave da mesma ou outra categoria.

Exemplo:

Categoria > Motores:

No artigo 1 coloque um link nas palavras chave relacionadas ao artigo 2, direcionando o clique para o mesmo, no artigo 2 coloque um link nas palavras chave relacionadas ao artigo 3, direcionando o clique para o mesmo, no artigo 3 coloque um link nas palavras chave relacionadas ao artigo 4, direcionando o clique para o mesmo,  no artigo 4 coloque um link nas palavras chave relacionadas ao artigo 5, direcionando o clique para o mesmo, e no último artigo coloque um link nas palavras chave relacionadas ao artigo 1.

Claro que você não terá apenas 5 artigos para cada categoria, você deverá ter mais, o quanto for necessário, mas vá seguindo esse processo e no último artigo link para o primeiro.

Isso facilita muito para os motores de busca relacionar todo o conteúdo do seu blog, focado em cada categoria e isso irá ajudar a melhorar o ranking do seu blog, podendo ser levado para posições superiores.

Gerando tráfico para seu site ou blog

Existem diversas formas de atrair tráfego, mas o nosso tempo é “curto” e precisamos utilizar meios que nos retorne resultados mais rápidos. Segue alguns deles:

Redes Sociais: As redes sociais são um dos meios mais rápidos que eu conheço, nelas você pode encontrar seu público alvo, publicando conteúdo em forma de texto, imagens e vídeos, e ao publicar esses conteúdos, você mantém um relacionamento com a sua audiência (visitantes, fãs, leitores, clientes, etc) através do facebooktwittergoogle +youtubepinterest, entre outras.

Guest Post: Uma outra maneira interessante é a publicação de artigos em outros blogs relacionados ao seu nicho de mercado, você poderá contatar o dono do blog e oferecer algum tipo de publicação relacionada ao nicho dele e ele irá publicar esse conteúdo, mas utilize um conteúdo novo (exclusivo), evite oferecer um conteúdo que você já tenha publicado nas ferramentas utilizadas para divulgar o seu trabalho.

Blog: Com essa ferramenta você poderá centralizar todo seu trabalho num só lugar, onde seus seguidores poderão encontrar tudo ao seu respeito ou a respeito da sua empresa (como já mencionei lá no início do artigo), mantendo seu público informado e instigando o compartilhamento do conteúdo publicado no seu blog, disponibilize opções para que eles possam se inscrever na sua lista e por fim criar autoridade no assunto abordado, e se ainda não for o bastante, você pode oferecer produtos e serviços que agreguem valor ou proporcionem algum benefício para as pessoas, sejam eles seus ou de parceiros.

Perguntas e respostas: Você poderá utilizar sites como o Yahoo para responder a perguntas relacionadas ao seu nicho, isso eleva a sua autoridade. Acesse o Yahoo Respostas e veja em qual categoria você poderá atuar, localize as perguntas que as pessoas estão fazendo e procure responder.

Fóruns: A participação em fóruns também aumenta muito a sua autoridade, participe solucionando problemas e respondendo questões, isso tudo tem efeito a curto, médio e longo prazo.

PodCasts: É uma ferramenta que você poderá utilizar no seu blog, isso possibilita que seu público o encontre em outras plataformas como iTunes.

Agregador de conteúdo: Publique conteúdo nos sites que agregam artigos externos, mas tome cuidado pois muitos deles não aceitam conteúdo que já esteja publicado, esses sites são grandes portais e muitas vezes tem o poder de colocar o seu conteúdo na primeira página do Google.

Lista: Manter contato com a sua lista também é importante, porque um indivíduo leva a outro e assim as chances do seu conteúdo ser compartilhado, são grandes.

Você precisa utilizar várias ferramentas e métodos para apresentar o seu conteúdo na internet, vídeo, pdf, áudio, texto, imagens e por ai vai. Todo esse trabalho orgânico resulta em tráfego GRATUITO!

Funil de vendas ou conversão

Você precisa conhecer um bom funil de vendas, não basta aplicar todas essas estratégias se a configuração do seu funil não está atraente, não haverá conversão de suas leads, então recomendo que você tenha um bom conhecimento em funil de vendas, tem um artigo interessante do meu amigo Edson Camacho, publicado no blog Marketing Channel com o seguinte título Funil de vendas poderoso que em quatro etapas deixará essa parte do seu negócio muito mais clara e objetiva, é muito importante essa etapa e não pode ser desprezada.

Conclusão

Existem diversas outras maneiras e estratégias para aumentar a sua audiência e seus resultados, porém essas já ajudarão você a ser encontrado com mais facilidade, seu conteúdo gratuito e relevante trará pessoas realmente interessadas no seu negócio e levará a sua autoridade a outro nível, mas você deve aplicar tudo isso, porque não existe mágica!

Te desejo ainda mais sucesso no seu negócio digital a partir de agora.

Você já aplica essas estratégias? Quais são os seus resultados?

Gostou desse artigo? Então compartilhe com mais pessoas e não esqueça de deixar seu comentário. Até mais!

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