Warning: DOMDocument::loadXML() [domdocument.loadxml]: Start tag expected, '<' not found in Entity, line: 1 in /home/leona465/public_html/wp-content/plugins/premium-seo-pack/modules/title_meta_format/init.social.php on line 481
Menu

Conceitos básicos sobre Desenvolvimento Web

Desenvolver material de qualidade para web pode se tornar uma tarefa fácil desde que você domine os conceitos básicos sobre Desenvolvimento Web. O Web Design existe como uma extensão do design, cuja finalidade é justamente a criação de elementos que possam trazer melhores resultados ao material publicado na internet.

Desenvolvimento Web desenvolvimento web Conceitos básicos sobre Desenvolvimento Web Desenvolvimento Web

Para o processo de criação ser bem realizado é preciso ter em mente que muitos fatores convergem para a produção de um material de qualidade. Entre eles destacam-se a usabilidade, acessibilidade e a arquitetura da informação diretamente relacionadas ao Web Design transmitindo informações úteis sobre diagramação, layout e disposição dos diferentes componentes apresentados na tela.

Tendo em mãos um briefing bem elaborado, abordando as principais questões referentes ao conteúdo do projeto, é necessário definir seus objetivos, público alvo, serviços e produtos explorados, diferenciais de mercado e todas as características que possam determinar o melhor modo de apresentação em tela.

Um conceito importante a ser explorado é o de usabilidade. Ela define a experiência do visitante no site tornando sua experiência prazerosa ou insatisfatória como resultado de informações confusas e de becos sem saídas. Uma boa usabilidade mostra ao usuário onde ele está, quais opções existem para prosseguir, como encontrar as informações que procura, além de propiciar uma interface amigável a ele onde todos os elementos dispostos na tela devem existir mediante um objetivo.

Sabendo seus objetivos, traçando metas, aplicando bem o layout ao seu projeto; respeitando as funções dos elementos; já traz ao site uma boa aspiração profissional.

OS conceitos básicos sobre Desenvolvimento Web são:

W3C e Padrões Web

A W3C (World Wide Web Consortium) é o órgão responsável por recomendar padrões de Desenvolvimento Web. Por meio destes padrões se pode classificar: web sites de acordo com suas características técnicas, indo além do visual e; navegadores, de acordo com sua capacidade em atender aos padrões definidos.

O grande objetivo de seguir os padrões do W3C é de possibilitar que a informação veiculada pelo site permaneça independente do dispositivo utilizado pelo visitante e que seja acessível.

HTML

A Linguagem de Marcação de Hipertexto (HTML – HyperText Markup Language) é uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web que são interpretadas pelos navegadores. Os documentos em HTML são arquivos de texto simples que podem ser criados e editados em qualquer editor de textos comum, como o Bloco de Notas do Windows.

XHTML

A XHTML (Extensible Hypertext Markup Language) é atualmente a base do Desenvolvimento Web. Ela é a estrutura de toda a informação que é apresentada na Internet, como imagens, textos, formulários, links e muito mais.

CSS

A XHTML depende, em essência, da CSS (Cascading Style Sheets) para formatar a estrutura dos seus códigos nos Navegadores de Internet. É uma linguagem de formatação simples e poderosa. Com ela você pode, praticamente, formar qualquer tipo de layout, de maneira muito mais clara e eficiente, se comparada com a antiga formatação incluída em códigos HTML. A CSS anda lado a lado com a XHTML.

Linguagens de Navegadores (Browser Scripting)

As Linguagens de Navegadores são códigos de programação inseridos no código XHTML com a finalidade de incrementar as suas funcionalidades, como inserir data e hora, validar formulários, retornar valores matemáticos e muito mais. Esses códigos são interpretados pelos Navegadores de Internet (Browsers) no momento em que as páginas são carregadas (por isso possuem esse nome).

As principais Linguagens de Navegadores utilizadas são o JavaScript e o VbScript, mas o JavaScript é de longe a mais utilizada e aceita pelos navegadores.

Linguagem de Servidores (Server Scripting)

As Linguagens de Servidores talvez sejam os artifícios mais poderosos da Internet. O acesso e a manipulação de dados armazenados em Bancos de Dados são uns dos seus principais recursos, e são amplamente utilizados na Internet.

Ao contrário do que acontece nas Linguagens de Navegadores, as Linguagens de Servidor são processadas nos servidores onde estão armazenadas as páginas, mesmo possuindo, algumas vezes, a codificação na própria página.

Existem várias Linguagens de Servidores disponíveis atualmente. Entre as mais populares estão: ASP, ASP.NET, JSP e PHP. Todas possuem suas vantagens e desvantagens, mas no geral elas realizam as mesmas tarefas.

Banco de Dados

Para os Desenvolvedores que utilizam Linguagens de Servidor é de suma importância conhecer os conceitos de Bancos de Dados Relacionais e algum Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD). Os Bancos de Dados são utilizados de diversas maneiras na Internet, como por exemplo, armazenar informações sobre produtos de sites de Comércio Eletrônico, manter cadastro de clientes e uma infinidade de outras aplicações.

PHP

PHP, que significa: Hypertext Preprocessor, é uma linguagem de programação de ampla utilização, interpretada, que é especialmente interessante para Desenvolvimento Web e pode ser mesclada dentro do código HTML. A sintaxe da linguagem lembra C, Java e Perl, e é fácil de aprender. O objetivo principal da linguagem é permitir a desenvolvedores escreverem páginas dinâmicas que serão geradas rapidamente, mas você pode fazer muito mais do que isso com a linguagem PHP.

JQuery

JQuery é uma biblioteca JavaScript que pode ser utilizada e modificada sem qualquer custo. Ajuda os desenvolvedores a se concentrarem na lógica dos sistemas da web e não nos problemas de incompatibilidade dos navegadores.

Tableless

Uma forma de desenvolvimento de sites, sugerida pela W3C, que não utiliza tabelas para disposição de conteúdo na página, pois defende que os códigos HTML devem ser usados para o propósito que foram criados, sendo que tabelas foram criadas para exibir dados tabulares.

MySQL

É um banco de dados relacional que está entre os mais utilizados no mundo. Ele é gratuito (open source) e permite a você armazenar, organizar e ler dados de uma maneira muito rápida e eficiente.

CMS

Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (em inglês Content Management Systems). Sistema gestor de websites, portais e intranets que integra ferramentas necessárias para criar e gerenciar conteúdos em tempo real, sem a necessidade de programação de código.

São estes os conceitos básicos para quem está iniciando seus estudos sobre Desenvolvimento Web.

Você desenvolve material de qualidade para web?

Gostou desse artigo? Então compartilhe com mais pessoas e não esqueça de deixar seu comentário. Até mais!
Leonardo Brasil trabalha exclusivamente com YouTube e quer ajudar você a Trabalhar com YouTube também. Saiba mais aqui →

No comments

Deixe uma resposta

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Como Aumentar os Inscritos

Como Aumentar os Inscritos

Canal Recomendado para Youtubers

Facebook

Siga-me no Twitter

QUER RECEBER DICAS PARA FAZER SEU CANAL CRESCER? INSCREVA-SE ➜