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12 orientações que você deve saber antes de criar um blog

Um blog (contração do termo web log) é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Eles são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog. Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blog, páginas da web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs. – Wikipedia

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Um blog é o primeiro passo lógico e apropriado se você quer criar e publicar conteúdo online. Um blog pode servir como sua base online ou como centro de seu conteúdo, incluindo posts escritos por você, conteúdo selecionado reunido por você, citações na imprensa e conteúdo criado sobre sua empresa em outras partes e que você deseja compartilhar.

Em outras palavras, um blog pode passar a ser a localização central por meio da qual você pode compartilhar seus pensamentos, textos e ideias com o mundo. Não existe um único tipo certo de blog, portanto, separe um tempo para descobrir o que funciona melhor para o seu negócio.

Existem várias plataformas para criar um blog ou sistemas de gerenciamento de conteúdo (sigla em inglês: CMS) à sua disposição. Entre os mais populares estão o wordpress e o blogger. Eles têm recursos similares, mas são diferentes o suficiente para você precisar reservar um tempo e avaliar cada um para determinar qual será melhor para você. Ambos possuem a capacidade de hospedar seu blog, mas é melhor instalar um blog diretamente em seu site, para que você tenha uma localização central, onde os clientes possam encontrá-lo na web.

Orientações para criar um blog

Antes de começar a caminhar pela estrada dos blogs, observe as 12 orientações a seguir:

  • Defina seu objetivo antes de criar um blog.
  • Determine um cronograma confiável.
  • Misture!
  • Vá além do mundo escrito.
  • O tamanho é importante.
  • Aprenda a escrever títulos incríveis.
  • O design é importante.
  • Crie um momento.
  • Considere fazer moderação dos comentários.
  • Categorize e sinalize tudo.
  • Escreva como você fala.
  • Não pense demais.

Defina Seu Objetivo antes de criar um blog

O coração de seu blog, é claro, é o conteúdo. Na maioria dos casos, isso significa escrever com regularidade. A voz é a perspectiva de seu blog são muito importantes. A aparência é a sensação (o design) de seu blog também são importantes ( saiba mais sobre isso em instantes), mas o conteúdo realmente é o rei. Conforme sua relação evolui, mais pessoas provavelmente assinarão o seu blog por meio de leitores RSS e e-mail, portanto, elas podem nunca ver o design do seu blog após as primeiras visitas. Resumindo, o que você diz é mais importante do que a aparência. E, para determinar o que vai falar, você precisa saber:

Determine um Cronograma Confiável

É importante publicar os posts do blog dentro de um cronograma consistente e confiável. Com que frequência você deve postar? Isso cabe totalmente a você, à sua ambição e ao seu calendário, mas pelo menos duas vezes por semana é o ideal. Terças e quintas geralmente são considerados dias ideais, mas experimente seu próprio cronograma. A maioria das empresas publica posts nos dias úteis, mas faça um post no domingo de vez em quando para testar os leitores de final de semana (assim como acontece com muita coisa online, sua frequência pode variar. Você pode criar alguns posts de uma vez e, em seguida, publicá-los durante a semana.

Misture!

Considere a variedade de assuntos e quanta atenção cada um deles merece. Misture posts curtos com posts longos, posts mais complexos com menos sérios, posts atuais e atemporais.

Vá Além do Mundo Escrito

Seu blog pode ser composto principalmente por imagens, mas a maioria dos blogs tem bastante texto, portanto, é bom temperar um pouco o seu com gráficos e outros elementos.

Use fotos em seus posts para acrescentar um elemento visual agradável ou ajudar a aprofundar seu ponto de vista. Você pode encontrar fotos licenciadas pela Creative Commons no Flickr, ou pode comprar imagens baratas em diversos sites de fotografia, como o Photo Dune por exemplo.

Você também pode incluir gráficos, infográficos e listas de verificação. Pode até inserir e-books e outros documentos, vídeos do YouTube, apresentações em PowerPoint ou SlideShare que tenha criado ou de que goste, além de widgets ou ferramentas com as quais seu público possa interagir.

Se você inserir conteúdo, é bom incluir em seu post alguma palavra-chave referente ao documento ou vídeo inserido para dar tanto aos seus leitores quanto aos mecanismos de busca uma noção sobre o item inserido.

O Tamanho é Importante

Qual deve ser o tamanho de seus posts? Longos o suficiente para que você diga o que precisa dizer, mas não longos demais. É uma resposta muito vaga? Talvez. Mas a teoria da minissaia com comprimento perfeito também se aplica aos posts de blog. Você quer que eles sejam longos o suficiente para cobrir o essencial, mas curtos o suficiente para manter o interesse.

Aprenda a Escrever Títulos Incríveis

O título é a parte mais importante de seu post. Passe tanto tempo pensando nele quanto passaria escrevendo todo o post se for preciso (não apenas coloque qualquer coisa só para acrescentar), e aprenda a fazer isso bem. Assim como acontece com os e-books, um bom título para seu post atiçará a curiosidade dos leitores e os incentivará a ler mais. Se você acha que um título mais baseado em intriga não dará contexto suficiente para atiçar a curiosidade de um possível leitor, você pode acrescentar um subtítulo descritivo para explicar as coisas (subtítulo descritivo também é um bom lugar para incluir termos de pesquisa ou palavras-chave.).

O Design é Importante

Seu blog, inclusive seu design, deve ter estilo e personalidade. Se você não tem recursos para contratar um designer, não entre em pânico. Existem vários modelos para todas as plataformas de publicação disponíveis online de graça, ou por um custo mínimo. Os modelos irão ajudá-lo a ficar pronto bem rápido e são um ótimo ponto de partida.Passe alguns minutos online observando outros blogs e você rapidamente perceberá que cada um deles é único. Não há um jeito certo ou errado de criar um blog. No entanto, estes são os itens que devem ser incluídos no design:

  • A opção para que alguém receba o blog por e-mail.
  • Um modo claro para as pessoas entrarem em contato com você.
  • Uma caixa de busca.
  • Um arquivo com posts recentes separados por assunto ou título.
  • Ícones para compartilhamento em rede sociais, que permitem que cada post seja compartilhado, curtido e transmitido no Twitter, Facebook, LinkedIn, Google Plus e assim por diante.
  • Links para qualquer outro local online onde você possa ser encontrado.

Crie Um Momentum

Qual ação você quer que seus visitantes tomem? Muitas pessoas acreditam que apenas ter seu conteúdo publicado é suficiente. Não é. Inclua chamados para ação relevantes ou gatilhos em cada post do blog, assim como em todo o seu conteúdo. Em cada post, por exemplo, coloque pelo menos três gatilhos: um abaixo do título, um à direita do conteúdo (na barra lateral ou sidebar), e um terceiro abaixo do posto em si, geralmente na forma de um conteúdo complementar (um webnário, e-book etc, que você pode baixar). Incluir diversos chamados para ação, além de dar ao leitor uma experiência mais rica, criar um caminho para consumir mais.

Considere Fazer Moderação de Comentários

O poder inerente dos blogs é a sua capacidade de iniciar uma conversa com e entre os seus leitores. Mas, devido à natureza da web, sempre haverá spammers e trolls que não acrescentarão nada de valor à conversa e só frustarão todos os outros envolvidos. Por este motivo, você precisa de alguma forma de moderação de comentários.

Moderar não é a mesma coisa que editar. Nunca edite qualquer comentário postado em seu blog, mesmo que você discorde. Seus leitores tem suas próprias vozes e opiniões, que podem ser diferentes da sua. A moderação só deve ser usada para manter comentários inapropriados ou que não tenham a ver com o assunto longe de seu blog.

Existem plugins e configurações para todas as plataformas de blogs, que ajudam a manter grande parte dos spams afastada, mas outras configurações permitem que você barre um comentário na primeira vez em que alguém comentar e, em seguida, deixá-lo em uma lista para que futuros comentários da pessoa não sejam retidos. Outros permitem que você retenha um comentário com vários links, o que muitas vezes é um sinal de spammer.

Se você optar por moderar os comentários, monitore-os para que não passe muito tempo entre o comentário e sua publicação no blog.

Categorize e Sinalize Tudo

Você deve categorizar todos os posts do blog, atribuindo pelo menos uma categoria a cada post. A intenção é permitir que os leitores cliquem nos nomes das categorias para encontrar outros posts escritos sobre os mesmos assuntos. Os mecanismos de busca também adoram as categorias. Pense em várias categorias de alto nível, que descrevam o conteúdo que você está criando e acrescente essas categorias ao backend de seu blog. Não se preocupa em ter que determinar todas as categorias antecipadamente, pois é muito fácil acrescentar ou excluir uma categoria.

Além disso, acrescente palavras-chaves relevantes – ou sinalizadores (tags) – em cada post. É claro que o próprio texto do post deve ter palavras-chave, mas você também pode acrescentá-las como tags para ajudar os mecanismos de busca a encontrar seu conteúdo. Considere a criação de tags exclusivos para seu conteúdo e perspectiva exclusivos.

Escreva Como Você Fala

Escreva como você fala (mas não se esqueça de editar). A natureza casual e informal do blog significa que você não precisa criar um post elaborado demais, obedecendo todas as normas da gramática. Portanto, escreva como você fala: de maneira amigável, casual, acessível. Resumindo: de forma humana.

Mesmo assim, existe uma enorme diferença entre não seguir as normas e ser desleixado. Fique de olho nas coisas mais fáceis, no mínimo: ortografia, erros de digitação, texto cheio de erros ou que enrole demais. Bônus: peça que um editor faça isso para você. Todos precisam de um editor (até mesmo os escritores mais incríveis).

Não Pense Demais

Os blogs são diferentes do jornalismo tradicional em alguns pontos fundamentais e, entre eles, está o fato de que você não precisa se sentir obrigado a contar a história inteira com todos os seus esforços. Não tem problema deixar um pouco de espaço para desenvolvimento e para a opinião dos outros. Não tem problema não pensar demais nem não refinar demais. Não tem problema deixar alguma coisa por fazer. Você quer que seu público tenha espaço para acrescentar suas vozes e opiniões também.

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8 comments

  1. Edson Camacho disse:

    Grandes dicas meu amigo Leonardo! Fico feliz quando encontro um conteúdo relevante, o blog é uma ferramenta de apoio forte ao marketing digital, sabendo usar é um grande aliado, é como você disse: “centro de seu conteúdo”, podemos trabalhar conteúdo estratégico para beneficiar nosso empreendimento online, veleu! Desejo sucesso!

    • Opa, que honra ver você por aqui Edson. Obrigado pelas palavra meu caro. Este artigo serve para orientar, vejo muitas pessoas aconselhando outras a não criarem um blog, a minha visão é diferente, digo que o blog deve ser, como você lembrou: “centro de seu conteúdo”, pois ele é seu, com ele você constrói sua própria história, sem depender de nenhuma empresa, sem correr riscos desta empresa acabar ou mudar suas regras. Concorda?

  2. Prezado Leonardo,

    Estou iniciando um blog e agradeço suas dicas elas são de grande valia.
    Apesar de usar tecnologia digital a muito tempo sou iniciante nesta área.

    Achei muito importante tudo o que você postou a respeito certamente terei muito o que aprender e absorver com suas orientações.
    Sucesso sempre !

    Eric NAvarro
    http://amenidadetemhora.blogspot.com.br/

    • Olá Eric,
      Prazer em conhecê-lo.

      Que bom saber que você considera as dicas importantes, fico muito feliz por isso. 🙂

      Obrigado pela visita, se achar interessante, você pode assinar minha lista e receber as dicas por e-mail.

      A partir de agora, conte comigo no que precisar.

      Um abraço, força e sucesso!

  3. Adriano SS disse:

    Olá Leonardo! Gostei muito das dicas haja vista que estou no inicio do meu blog e ainda estou aprendendo muita coisa. Abç..

    • Olá Adriano,
      Seja bem vindo, agradeço pelas palavras.

      O primeiro passo você já deu, criou um blog, parabéns! 😀

      Agora o aprendizado nunca para, estamos sempre aprendendo e acompanhando o mercado digital.

      Boa sorte neste início e conte comigo.

      Um forte abraço e até mais!

  4. thifany disse:

    Ótimo Artigo,adorei muito bem escrito e útil.

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